Cuidados com cabelos cacheados - Passo a passo

by - 09:00:00

Passo a passo do cabelo cacheado - Blog Manual dos Cachos

Oi gente, tudo bom com vocês?

Para manter os cabelos cacheados bem definidos é preciso manter o cabelo saudável, bem hidratado e forte. Ai vocês me dizem, dah! isso eu já sei, mas como conquistar esses cachos fortes, saudáveis, hidratados e tão desejados?
Basta criar uma rotina! Eu nem sempre fui muito de cuidar dos meus cachos mas, hoje aprendi, que é muito importante manter uma rotina incluindo:

  • Um bom shampoo e condicionador adequados;
  • Máscara de tratamento;
  • E finalizador;

O ideal é usar produtos para cabelos cacheados, pois eles já contém as propriedades necessárias para o tratamento desse tipo de fio. Procure não lavar os cabelos diariamente e sim a cada um ou dois dias, dependendo do aspecto do cabelo. Veja como lavar os cabelos cacheados sem ressecar. 

Para secar cabelos cacheados com o secador escolha o ar frio não o ar quente, isso ajuda a deixar os cachos modelados e evita o frizz. 

Corte para cabelos cacheados

Devido a ondulação no formato dos cachos a oleosidade tende a não chegar até as pontas do nosso cabelo, o que deixa um aspecto de cabelo ressecado, por isso é ideal cortar as madeixas a cada três meses, mesmo que sejam só as pontinhas. Isso ajuda a tirar o ressecamento.
O cabelo fica ainda mais bonito quando cortado em camadas, ficando com as pontas menos volumosas. O melhor é cortar os cabelos secos, assim você já sabe como está ficando. No salão Lunablu os cortes são feitos á seco e o resultado fica maravilho, veja tudo sobre o corte que fiz nessa salão no post cachos perfeitos com tratamento Lunablu.

Hidratação

Para evitar que os cabelos cacheados fiquem quebradiços e sem vida, precisamos fazer hidratações periódicas. É bacana seguir o cronograma capilar, assim você vai alternando o tipo de nutrientes que seu cabelo precisa para ficar com mais brilho e vitalidade. Veja algumas dicas de tratamentos para cabelos cacheados neste post que mostra 5 receitas caseiras incríveis e fáceis de fazer.

o cronograma capilar:

Cronograma capilar para cabelos cacheados - Blog Manual dos Cachos
Sabendo que nem todos os cabelos são iguais, lembre-se que você pode ficar a vontade para adequar esse esquema á sua necessidade e disponibilidade de tempo para dedicar aos cabelos, você pode mudar a ordem dos tratamentos. Atenção apenas quanto a quantidade de reconstrução, não pode passar de uma vez a cada 15 dias.
Se quiserem posso fazer um post completo de como fazer cronograma capilar.
Beijão!

You May Also Like

8 comentários

  1. Olá,

    Sempre vejo sobre esse "Cronograma capilar" e sempre tenho a mesma dúvida: O que seria a nutrição? Seria lavar a cabeça? Quais as diferenças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Queen B, a nutrição é como uma hidratação, mas usando produtos que contém óleos vegetais ou á base de manteigas, eles servem para repor os nutrientes e vitaminas dos fios.

      No cronograma capilar, você vai alternar os tratamentos, por exemplo, uma semana você faz uma hidratação normal, na outra semana você faz uma nutrição usando 1 creme de tratamento + 1 colher de óleo de rícino, ou azeite, por exemplo.

      No começo é complicado para entender mesmo, eu também demorei para descobrir essas diferenças e como aplicar no cronograma. Mas a gente aprende..rss

      Dá uma olhada no post sobre diferença entre hidratação, nutrição e construção que pode ajudar também. Beijos

      Excluir
  2. olá , é a primeira vez que venho no seu blog, e descordo um pouco sobre cortar o cabelo pra nao ficar com aspecto de ressecado, na minha opinião (comprovada em casa) o que ajuda mesmo a afastar o ressecamento é a hidratação regular, no meu caso faz quase 2 anos que eu nao corto o cabelo (ele ta quase na bunda), de uns tempos pra ca eu vinha fazendo hidratação nele de 3 em 3 dias(+- 2 vezes na semana) e ele tava sempre lindo, controlado, e hidratado. Ai à um mes +- comecei a trabalhar mais, daí estou tendo pouco tempo para hidrata-lo, quando da é uma vez na semana (e olhe la), e reparei que ele ta com aspecto mais ressecado, as pontas estao secando mais rapido e o cabelo ta ficando uma vassoura. Logo na minha opinião o que mais influencia para um cabelo bonito e hidratado é uma hidratação e nao o corte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariany, realmente, essa é uma questão que gera divergência até entre os cabeleireiros, nas minhas pesquisas sobre o assunto, vários dizem que é bom, outros dizem que não interfere.

      Eu particularmente coloquei o que funciona mais no meu cabelo, mas também percebo que a hidratação ajuda muitoo!

      Obrigada por compartilhar sua experiência, isso ajuda a gente e ter uma ideia de que realmente o que funciona para uns, pode não funcionar para outras, assim todas se ajudam para cuidar melhor de nossos cachinhos!

      Beijos e volte sempre :)

      Excluir
  3. eu nao entendo nada sobre cronograma capilar! seria muito bom se vc fizesse um post explicando!
    o que é a reconstruçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, a reconstrução serve para tratar os fios quando estão danificados, quebrados. Tem um post explicando direitinho o cronograma capilar que vai sair amanhã aqui no blog. Beijos

      Excluir
  4. Quando vc corta as mechas depois da primeira, sempre corta na diagonal ou corta reto mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As de cima eu corto reto, porque não dá para cortar na diagonal. Só a primeira que eu corto na diagonal para fazer o efeito de V no cabelo

      Excluir