Umectação capilar noturna com azeite para cabelos cacheados

by - 11:44:00

Oi gente, tudo bem?


Hoje eu resolvi testar uma umectação capilar noturna que vi no canal da Dani Spiridon. Troquei alguns itens da receita original que era com óleo de azeite, rícino e mel. Substituí o óleo de rícino por óleo de argan e coloquei um pouco de óleo extraordinário geléia disciplinante da Elseve.




Se você tiver alguma dúvida sobre o que é a umectação, dá uma olhada nesse post diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução. E nesse outro post aqui, como fazer o cabelo crescer mais rápido, falo um pouco mais sobre cabelos e os nutrientes que eles precisam.


A umectação surgiu originalmente na índia, onde as mulheres costumavam utilizar essa técnica para deixar os cabelos mais brilhantes e macios. Consiste basicamente em dar um banho de óleo nos cabelos. No caso caso da umectação noturna, você deixa o produto agir nos cabelos a noite toda, enquanto dorme.


Receita
½ xícara de chá de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de mel
1 ampola de óleo de argan


Como eu aplico

Primeiro misturei todos os ingredientes em um recipiente. Depois, coloquei para aquecer por 20 segundos no microondas, para ativar as propriedades dos óleos, lembrando que, é importante que sejam óleos 100% naturais, ou seja, que não contenham silicone. Você também pode deixar aquecer em banho maria se preferir, apenas tenha cuidado para não aquecer muito e se machucar.


Aplique na raiz dos cabelos usando um aplicador ou mesmo as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no couro cabelo para ativar a circulação sanguínea, assim, a raiz absorve os nutrientes mais rapidamente. Para finalizar, enluve bem os fios levando o produto da raiz até as pontas sem esfregar.


O ideal é que você esteja com os cabelos sujos, pelo menos 1 ou dois dias sem lavar.  Durante a aplicação o cabelo fica com o aspecto beeem nojento! Arhgg...eu sou bem chata porque, tenho os cabelos e a pele seca, então, essa sensação do óleo puro a princípio é bem desconfortável para mim, mas você só sente enquanto está passando a mistura, porque depois a gente esquece que está com o óleo no cabelo.


Não tenha medo


Gente, não precisa ter medo de sujar toda a sua cama, porque isso não vai acontecer. Basta você colocar uma touca ou camisa na cabeça, para proteger o seu travesseiro. Pronto! Agora é só tirar o seu sono de beleza tranquilamente. Também não se preocupe em ficar com o cabelo oleoso depois que tirar o produto, isso só vai acontecer se você não lavar direito.


Eu particularmente, não senti nenhuma reação como coceira por exemplo, coloquei o produto e esqueci que ele estava lá. Isso é ótimo, você não tem que se preocupar se passou do tempo de aplicação, nem se está escorrendo ou manchando suas roupas.


Como lavar corretamente


Na hora de lavar é preciso fazer uso do xampu. Se não, o óleo não sai completamente da raiz dos cabelos e eles ficam pesados. Isso também pode entupir o bulbo capilar e danificar seus fios.


O cabelo cacheado é muito exigente quando se trata de xampu, então, é preciso usar o produto adequado e tomar certas medias: Aplicar o xampu somente no couro cabelo, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos. Não espalhar xampu no comprimento, nem esfregar as pontas. Isso vai deixar seus cachos horríveis e “espigados”.


Aí, você vai dizer, “Nossa essa umectação não funcionou e deixou meus cabelos uma palha”. Entenda, que o que deixa os cachos mal formados é a forma que manuseamos e principalmente, a forma como lavamos as nossas madeixas. Então, temos que lavar corretamente mesmo quando você não tiver feito nenhum tratamento nos cachos.


Resultado


Os cabelos ficam um pouco pesados no começo, mas depois os cachos se formam e é possível perceber melhor o resultado. Os cachos ficam muuuuito macios, definidos, super nutridos e hidratados. Adorei o resultado. Meu cabelo ficou com um volume ótimo e com bastante brilho também.


Depois que lavei os cabelos, finalizei meus cachos usando o creme de pentear da linha Seda Keraforce também. No dia que lavei os cabelos, o tempo estava um pouco úmido, por isso, eu passei um pouco de Óleo extraordinário geléia disciplinante da Elseve, para não deixar as madeixas com frizz.


Pronto, cachos finalizados e lindos! Espero que tenham gostado da dica. E ai meninas, fácil não é? Me conta o que achou?

Beijos


You May Also Like

12 comentários

  1. Eu uso só o azeite sozinho, passo nas pontas e deixo alguns minutos antes de lavar o cabelo e já da para sentir a diferença, adoro!
    Beijos :D
    http://gabiirafael.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica gabi. Obrigada por compartilhar com a gente. Beijos

      Excluir
  2. caraca, eu fiz e ficou estranho até, acho que até exagerei rs. Bom na hora em que terminava mexa por mexa eu fazia um twist pra pigmentar mais ainda a penetração do azeite e funcionou. Hoje meu cabelo esta lindo e com um brilho além do normal, há tempos obviamente que vou fazer assim como experimentar muitas outras (:

    ResponderExcluir
  3. eu usei o azeite com o mel , e adorei . bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa \O/ que legal Laurinda :)
      Fico feliz que deu certo pra você também. Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Você pode fazer 1 ou 2 vezes por semana, ou de acordo com a necessidade dos seus cabelos. Beijo ;)

      Excluir
  5. por que não pode conter silicone no óleo(para fazer a umectação)?

    ResponderExcluir
  6. Jana, eu faço uso da técnica low poo. Li que parar tirar a umectação o mais indicado seria o co-wash, mas isso não funcionou.
    Será que tem problema usar os meus shampoos liberados para o low ou aquele com pó de café?

    Obrigada!

    ResponderExcluir